top of page

NORMATIZAÇÃO ESTRUTURAL PARA EVENTOS

Atualização 2020

 

- Inicio do planejamento do evento com, no mínimo, DOIS (02) meses de antecedência;

- Cancelamento de eventos somente serão aceitos com 02 meses de antecedência, salvo força maior, devidamente analisada pela diretoria da ADJJ-PR.

- Os membros efetivos não poderão realizar eventos paralelos sob pena de exclusão do Circuito e da ADJJ-PR

- Aos não participantes do calendário anual do Circuito que realizarem eventos paralelos, em datas conflitantes com as normas do circuito, não será permitida a participação no Circuito do ano seguinte.

- As medalhas dos eventos deverão ser sempre de metal.

- A data limite para inscrições, visando facilitar preparação de chaves e orientação do Staff será 04 dias antes da realização do evento. (Ex: Evento realizado no domingo, data limite de inscrições é quarta-feira)

- O professor ou representante de equipe que efetuar determinado número de inscrições assume a obrigação de efetuar o pagamento dos atletas inscritos, até a sexta-feira, data limite para  desistências, as quais deverão ser informadas. O restante deverá ser pago, independente de desistência.

- As áreas de stand para empresas afetas ao Jiu Jitsu e patrocinadores são objeto de acordo entre a organização do evento e interessados podendo, inclusive, ser livre, sem cobrança de taxas;

- As equipes e a organização se comprometem a respeitar os horários estabelecidos seja no tocante ao inicio das competições ou de luta, cabendo punição com a perda do direito de participação no calendário do ano seguinte para a organização e punições a critério da organização para equipes.

- Todo evento deverá contar com uma Equipe de Higiene, responsável por apresentar e manter os tatames e banheiros limpos e com papel higiênico. (com funcionário de limpeza e controle)

- Visando à agilidade e segurança no andamento dos eventos, o número mínimo de áreas de combate será de 03 áreas de, obrigatoriamente com área de segurança;

- Todas as categorias com pelo menos UM (01) atleta inscrito serão premiadas com medalhas, sendo facultado ao atleta lutar a Categoria Absoluto.

- Objetivando a segurança e o bom andamento das competições, as categorias infantis serão realizadas primeiro.

- Somente serão permitidos na área de competição a Equipe/Staff do evento e os atletas devidamente convocados pelos Chamadores;

- O Staff mínimo sugerido para a realização de um evento deverá contar com:

* Mesa Diretora

* Chefe de Arbitragem;

* Número de juízes, chamadores e mesários sempre maior do que número de áreas de luta (Ex: 04 áreas de luta, mínimo 06 árbitros):

* Equipe de socorristas no local e ambulância, no mínimo, de prontidão nos serviços de socorros local ( Devidamente comunicados via ofício)

Arbitragem:

1- Para a padronização no que se refere à uniformização, estabeleceu-se, no mínimo calça social preta, meia preta, camisa preta (podendo a camiseta ou camisa ser alusiva ao evento ou patrocinador)

* Os árbitros não poderão competir no evento em que trabalharem:

* Preferencialmente, árbitros com curso;

* Alimentação da arbitragem deverá seguir o padrão mínimo de um marmitex.

* O Chefe de arbitragem tem como função controlar os horários de descanso e alimentação dos árbitros, bem como deliberar sobre reclamações e substituições.

2- Sistema de formação de arbitragem: Serão oferecidos, gratuita e semestralmente, clinicas de arbitragem para os indicados por componentes do calendário anual. Os interessados poderão estagiar como arbitro, atuando sob supervisão de um arbitro experiente, por pelo menos 02 eventos antes de começar a atuar e receber remuneração.

A Assessoria de Arbitragem do CIJJIP fica sobre a responsabilidade dos professores  Fernando Casemiro e André Giglioti, os quais estarão disponíveis para dirimir quaisquer dúvidas sobre a organização e formatação da arbitragem nos eventos, podendo ainda, sob contrato, atuar como Chefe de Arbitragem.

O estágio se dará atuando em um primeiro evento nas lutas da faixa branca, categorias de peso acima de meio-pesado; no segundo evento arbitrando lutas infantis e; a partir do  terceiro evento arbitrando qualquer categoria de peso ou faixa.

Após esse período de estagio, os árbitros que tenham supervisionado o estagiário emitirão parecer sob a aptidão do mesmo. Caso positivo, estará apto a arbitrar. Em caso negativo, pode submeter-se ao processo novamente.

 

© 2020 – ADJJ-PR /Circuito Independente de Jiu jitsu do Interior do Paraná

bottom of page